Blog Jessica Meneses

O que é o Branding como funciona?

O que e o Branding como funciona

Fazemos parte de uma mudança global de clientes que está é a forçar das empresas a pensar cuidadosamente em cada passo do caminho. Todas as tácticas e atividades de marketing que desenvolvem podem ter ressonância em cada canto do estado, território ou mesmo planeta.

O mercado e alguns dos seus participantes chegaram a compreender que os resultados não são alcançados de um dia para o outro, mas através de um plano coerente e relevante do princípio ao fim. Afinal de contas, é disto que se trata a gestão ou a construção da marca.

As maiores empresas do mundo trabalham há muito tempo nesta táctica: quem não associou a felicidade à Coca-Cola ou leu a frase “Basta fazer” e sabia que empresa assinou aquele anúncio? Ou estava preparado para o conteúdo do nubank assim que viu um post roxo na sua alimentação?

Aqueles que pensam que esta táctica é apenas para organizações monumentais, ou que se construíram de repente, estão enganados. Faz tudo parte de um processo de gestão complexo que pode não produzir resultados imediatos, mas que será frutuoso a longo prazo.

Para saber mais sobre a construção da marca e como pode trabalhar nela para garantir que a sua empresa não é apenas uma das muitas no mercado, siga-nos!

Branding é a gestão das tácticas de branding de uma organização. Esta gestão de marca envolve a organização a longo prazo, implantação e gestão de recursos de identidade visual para melhorar a percepção do seu negócio na mente dos seus clientes.

Em suma, a construção de marcas baseia-se no entendimento de que uma marca deve ser concebida, organizada, gerida e promovida. Todos estes processos que compõem a gestão da marca fazem parte deste trabalho.

O objectivo é assegurar que todos os interessados compreendam o seu posicionamento, aumentem a sua relevância no mercado, melhorem a sua visibilidade e tornem a sua organização conhecida do público. Estas são tácticas que apoiam o crescimento sustentável da sua organização.

A construção da marca consiste em desenvolver a sua organização de uma forma inteligente e sustentável, concentrando-se sempre no que a sua marca é e como quer ser percebida.

Conteúdo

O que é uma marca?

Uma marca não é apenas um logótipo, um nome ou uma identidade visual. É um conjunto de sentimentos e experiências que o seu público tem através do produto ou serviço que oferece.

É muitas vezes um processo pessoal em que todos interpretam a sua marca de forma diferente. Esta visão é sempre baseada no contexto social, cultural e econômico do indivíduo e, mais importante ainda, na sua experiência da sua organização.

É precisamente por esta razão que um plano de marca é importante. Nunca terá o controle total sobre a percepção da sua organização. É por isso que precisa de se destacar dos seus concorrentes, construindo uma marca única que proporcione uma experiência excepcional do princípio ao fim.

 A marca é o que diferencia as organizações de sucesso de muitas outras que caem no esquecimento.

Porque é que o Itaú conseguiu tornar-se uma das maiores instituições financeiras do mundo? Tenho a certeza que se lembra de “Feito para você”, que é muito mais do que um slogan, uma declaração, mas uma representação de uma gestão que se concentra no cliente e nas suas necessidades.

As marcas precisam de valores, objetivos que orientem toda a sua atividade, desde a criação do produto até à forma como é promovido através de todos os canais de comunicação.

Se o fizerem bem, o consumidor sente-o e a empresa torna-se líder de mercado, como o Itaú é hoje. Então, como pode fazer uma gestão de marca que lhe dê uma vantagem sobre os seus concorrentes?

Como você administra a marca?

Até agora você já deve compreender todas as dificuldades envolvidas na criação de uma marca. É por isso que a gestão da marca não poderia ser mais diferente.

Cada empresa deve ter diferentes canais de comunicação e diferentes profissionais envolvidos, desde funcionários até fornecedores. Além disso, ela deve ser capaz de atrair consumidores a todo momento. Para atingir este objetivo final, você deve compreender quem é sua organização e quais são seus valores desde o início.

Sua marca deve ter uma identidade profunda e coesa que a ajude a comunicá-la e a reforçar e orientar a maneira como seu público percebe o que você cria.

Finalmente, as estratégias de marca devem garantir que sua marca seja promovida de maneira que faça sua empresa se destacar e se tornar líder de mercado.

São estas táticas que podemos ajudá-lo a criar. Vamos dar uma olhada em algumas das principais etapas do processo….

Criando uma plataforma de marca

O primeiro passo na gestão de sua marca é definitivamente dar um passo atrás e entender do que se trata. Em que se baseia? O que promete dar ao mundo? O que o torna único?

Plataforma de marca são grupos de elementos únicos da marca que o ajudarão os clientes a conectar com a mesma. Como resultado, ele o ajudará a comunicar melhor sua essência.

As principais coisas que qualquer plataforma de marca deve entender incluem seu propósito de marca, promessa de marca, atributos da marca e posicionamento da marca.

Objetivo

O objetivo não é nada mais que a razão de sua existência. Por que sua marca precisa existir? Por que ela foi criada?

Neste momento, é bastante valioso olhar para trás e ver como a organização foi criada. O que seus fundadores tinham em mente? O que eles queriam mudar no mercado quando criaram sua empresa?

De forma consistente, este objetivo aparece como uma frase que segue o logotipo e se torna o slogan ou slogan da marca. O propósito da Airbnb, um mercado de hospedagem e de pernoite, é acreditar que é possível um mundo no qual as pessoas possam pertencer em qualquer lugar.

Ao criar a Airbnb, seus fundadores acreditaram que isto era possível e que a Airbnb poderia ser um dos principais atores neste campo.

 Normalmente, este objetivo vem muito fortemente desde o início da empresa, com os primeiros funcionários. No caso da Airbnb, entretanto, este objetivo em sua forma atual só surgiu quatro anos mais tarde.

Se você não entende o propósito de sua marca hoje, uma boa iniciativa pode ser conversar com funcionários e consumidores para entender porque eles se conectam e confiam em sua empresa. Assim, você pode chegar mais facilmente ao ponto que parece certo para sua marca e história.

Promessa de marca

A promessa da marca funciona como um manifesto. É um resumo do que você está se comprometendo na prática para tornar seu objetivo uma realidade.

Vemos constantemente marcas que comunicam uma promessa de marca. Embora um objetivo seja um processo interno de encontrar e entender como você pode ter impacto no planeta. A promessa é tangível.

Para citar novamente a Nike: eles acreditam que todos são atletas. Seu objetivo é fazer a diferença e criar um mundo melhor e mais sustentável para os indivíduos, o mundo e a sociedade através dos esportes de poder.

A oração é a coisa mais importante. Como eles vão fazer isso? – Através do esporte. Essa é a promessa.

É claro, se dermos uma olhada no Círculo de Ouro de Simon Sinek, sabemos que o objetivo é o porquê e a promessa é o como.

Características da marca

Uma vez compreendido o propósito e a plataforma, é hora de falar sobre as características da marca. Estes atributos fazem parte da jornada, eles mostram o caminho único que sua marca percorre para alcançar a meta final.

As marcas extraordinárias têm objetivos e promessas únicas. Mas o que muitas vezes separa os grandes dos medíocres é como eles chegam onde querem ir. Aqui, os meios são tão importantes quanto os resultados.

Os atributos visíveis são características de sua marca. Estes valores não são negociáveis e definem tudo, desde como eles são comunicados até como os funcionários trabalham.

Há alguns tempo, a Asana, plataforma de gestão de processos, passou por um processo para transformar e recriar sua marca.

Neste caso, a empresa projetou os atributos da marca, que atuam como notas da personalidade, imitando uma pessoa.

Depois de questionar os funcionários para entender o que tornou o Asana único na forma como fazia as coisas, eles chegaram a este resultado:

Estas características eram claras e úteis, e ajudaram toda a organização a compreender o que era esperado de sua comunicação e comportamento. Foi uma grande vitória para eles, e pode ser uma grande vitória para sua organização.

Posicionamento

Já sabemos que precisamos de um propósito para entender por que existimos e que uma promessa de marca torna tudo mais concreto. Também entendemos que os atributos da marca ajudam a humanizar uma marca e a alinhar as expectativas. O que resta a discutir é o posicionamento da marca.

De acordo com Kotler, um dos fundadores do marketing, o posicionamento é a criação de uma oferta e uma imagem que define o espaço de mercado que sua marca ocupará e como será percebida pelos clientes.

Para compreender seu posicionamento, você deve primeiro pensar em seu propósito comercial e no verdadeiro custo de sua organização e de seu produto. É aí que você começa a pensar em seu posicionamento.

Por exemplo, o posicionamento pode ser focado na inovação. Tal posicionamento está muitas vezes ligado a uma iniciativa perturbadora.

Tomemos Uber, por exemplo. Uma vez que a empresa entrou no mercado, seu posicionamento estava precisamente focado na inovação, na mudança da maneira como gerenciamos o transporte.

Todos os esforços de marketing visavam apresentá-la como a nova opção de transporte, constantemente ligada à modernidade, enquanto outras formas de locomoção se tornaram inúteis.

Quando Uber enfrentou outros jogadores com modelos comerciais similares, teve que adaptar seu posicionamento para se destacar. Seja estabilidade, custo ou uma melhor experiência do cliente, que eles inventaram como um custo exclusivo de seus serviços.

Posicionar-se então é compreender seu mercado, o que os clientes precisam e querem. Em seguida, observe sua organização e entenda como seu produto pode se tornar presente e importante neste cenário.

Saiba também: Como ter uma identidade profunda e consistente?

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.